O texto na mensagem publicitária - Redação Publicitária

14 de novembro de 2014
Mídia Impressa
Luana

21 de novembro: seminário
28 de novembro: seminário
05 de dezembro: Prova P4
12 de dezembro: 2º chamada e recuperação

O texto na mensagem publicitária

·         Texto coloquial
·         Tem como referencia a gramática, mas não se pende ao nível culto da língua.
·         Prioriza os usos e costumes do público alvo
·         Pode empregar desvios em relação à norma culta, dada a necessidade de se aproximar do publico alvo.
·         Frases curtas, com emprego da ordem direta: sujeito, ação e complemento.
a)      Quando é preciso muito empenho para a leitura do anuncio é provável que o leitor vire a página sem pensar 2 vezes
·         Estrutura completa de um anúncio: título, imagem, texto e assinatura.
O texto contem apresentação e comprovação de argumentos além do convite a ação. Na apresentação de argumentos, o texto amplia a as ideias desenvolvidas no titulo. Na comprovação, o texto explica os argumentos apresentados e desenvolve o raciocínio, enumerando as características do produto ou serviço, de modo a tornar os argumentos mais convincentes. Já no convite a ação, há o encerramento do texto, utilizando-se da ideai inicial e trazendo também uma sugestão para que o público alvo tome uma atitude: pode ser um convite direto (Ligue já), ou indireto (você merece; vagas limitadas). Por fim a assinatura deve apresentar o nome da marca, contido ou não no logo, e o slogan.


Jornais: leitura diária
Revistas: semanais ou quinzenais = mais tempo em uso; lidos por mais de uma pessoa.
Folheto: título em sequencia: bom titulo e boa imagem fazendo toda a diferença.
Mala direta: Ter instrumento de resposta: cupom, fone, email, etc.
Outdoor: Título tem de dizer tudo.
Busdoor: Concisão no título e na imagem.