Fato Social - Antropologia

13 de novembro de 14
Antropologia
Profº Juliana

Fato Social

É um fato social toda a maneira de fazer fixada ou não, suscetível de exercer sobre o individuo uma coação exterior, ou ainda, que é geral no conjunto de uma sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente de suas manifestações individuais.
Característica:
·         Coercitividade: característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando-os a cumpri-las.
·         Exterioridade: relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.
·         Generalidade: Os fatos sociais são coletivos, ou seja, não existem para um único individuo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

Contexto Cultural

Do latim contexto, o contexto é o ambiente físico ou situacional a partir do qual se considera um fato. Esse ambiente pode ser material ou simbólico ( ambiente histórico, cultural ou outro).

Antropologia do Consumo

O ato de consumir é compreendido como a forma de revelar inúmeras particularidades individuais e culturais de determinado contexto social, os quais são constituídos nas relações de troca.
A antropologia do consumo enfatiza que para a compreensão das relações de consumo na sociedade, é preciso o entendimento do espaço de significação em que os bens são utilizados.
A realidade é socialmente construída pelos consumidores, considerando a esfera social constituída com base na esfera do consumo, onde mapas e significados culturais são constituídos e objetivos individuais são evidenciados os bens de consumo são considerados artefatos culturais criados pelos indivíduos com a finalidade de expressar tanto suas singularidades individuais quanto coletivos, quanto suas classificações de pertencimento social.

Exercício

1)      Explique por que as relações de troca estão longe de uma perspectiva predominantemente econômica e utilitária.
2)      O que mudou em relação ao consumo e que foi evidenciado na revolução industrial
3)      Explique como o consumo pode ser entendido como um processo social.
4)      Explique a relação entre o significado atribuído aos bens e o contexto cultural.
24 ao 27 (páginas)