O MUNDO DOS BENS PARA ANTROPOLOGIA DO CONSUMO

20 de novembro de 2014
Antropologia

LIVRO: O MUNDO DOS BENS PARA ANTROPOLOGIA DO CONSUMO.
Douglas, Mary, Isherwood,Baron

Vários autores buscam explicar porque as pessoas querem bens.
Os bens são vistos como comunicadores de valores sociais e categorias culturais
Todas as escolhas de consumo refletem julgamentos morais e valorativos culturalmente dados, Eles também têm a capacidade de carregar significados sociais relevantes, demonstrando  sobre o indivíduo seu grupo social, sua família. Sua rede de relações de forma geral.
O consumo não é imposto, mas uma escolha livre do consumidor. Ele até pode ser irracional, supersticioso, tradicionalista ou experimental, mas sua essência pressupõe uma escolha soberana.
Argumenta-se, também, que os bens são portadores de significados, mas nenhum é por si mesmo, o significado só é decifrado nas relações entre todos os bens.
Os bens são parte de um sistema de informações, os indiv´duos precisam estar presentes nos serviços de marcação, nos rituais de consumo dos outros para pôr em circulação seus próprios juízos sobre aos objetos qy formação das coisas utilizadas e para celebrar tais ocasiões.
O consumo é visto como mecanismo de poder, de inclusão e exclusão.
Os bens são capazes de estabelecer e manter relações sociais

Os bens podem ser entemoidos como um sistema de informação , os objetos que um individuo específico possui e exibe não dizem respeito  apenas ao status, mas À personalidade, aos interesses e dos gostos de quem possui.