20 de novembro de 2014
Antropologia
LIVRO: O MUNDO DOS BENS PARA ANTROPOLOGIA DO CONSUMO.
Douglas, Mary, Isherwood,Baron
Vários autores buscam explicar porque as pessoas querem
bens.
Os bens são vistos como comunicadores de valores sociais e
categorias culturais
Todas as escolhas de consumo
refletem julgamentos morais e valorativos culturalmente dados, Eles também têm
a capacidade de carregar significados sociais relevantes, demonstrando sobre o indivíduo seu grupo social, sua
família. Sua rede de relações de forma geral.
O consumo não é imposto, mas uma
escolha livre do consumidor. Ele até pode ser irracional, supersticioso,
tradicionalista ou experimental, mas sua essência pressupõe uma escolha
soberana.
Argumenta-se, também, que os bens
são portadores de significados, mas nenhum é por si mesmo, o significado só é
decifrado nas relações entre todos os bens.
Os bens são parte de um sistema de
informações, os indiv´duos precisam estar presentes nos serviços de marcação,
nos rituais de consumo dos outros para pôr em circulação seus próprios juízos
sobre aos objetos qy formação das coisas utilizadas e para celebrar tais
ocasiões.
O consumo é visto como mecanismo de
poder, de inclusão e exclusão.
Os bens são capazes de estabelecer
e manter relações sociais
Os bens podem ser entemoidos como
um sistema de informação , os objetos que um individuo específico possui e
exibe não dizem respeito apenas ao
status, mas À personalidade, aos interesses e dos gostos de quem possui.