Estatística - apostila 02

15 de setembro de 2014
Clayton

É galera quem disse que matemática era fácil estava muito doidão. Se pensastes que somatório e fatorial eram difíceis cês não viram foi nada. 

  • ROL
  • AMPLITUDE
  • Nº DE CLASSES
  • AMPLITUDE DE CLASSES
  • DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS


"Eita Geovana, segura esse forninho"


Dados Brutos: são os primeiros dados obtidos.

Rol: organização dos dados por ordem de valor, sendo ele crescente ou decrescente.

Amplitude total (AT) RANGER: dispersão entre o maior e o menor número, no caso a idade.
Quanto maior a amplitude, mais heterogêneo é o grupo. 

(A= MAIOR DADO - MENOR DADO)

Número de classes (NC)

 \scriptstyle \sqrt{x}.  

x é o número de dados (SE o resultado der um número decimal arredonde-o ou desconsidere a parte decimal)

Amplitude de classe(AC): divide-se a amplitude pelo nºde classes.

Aplicação: 

         Dados Brutos:      Rol:          Amplitude Total:
94                   94             94 – 13= 81
68                   72
72                   68         Número de classes: raíz de 9 = 3
45                   45                NC=3
22                   34                             
19                   22       Amplitude de Classes:
16                   19       AC=AT    81=27 (desconsidere a parte decimal se houver) 
13                   16             NC    3
34                   13




Ta pensando que acabou? 
Temos que Distribuir as frequências

Exercício 1 apostila 2

ROL: 
20,20,21,23,24,25,25,25,26,26
26,27,27,28,28,28,28,28,28,29
29,29,29,29,29,30,30,30,30,30
31,31,32,32,32,32,32,33,33,34
34,35,35,36,36,37,37,38,39,40

A: 20
Nº de classes: 7
AC: 3

Você tem os dados e você tem a amplitude de classes, você vai colocar as classes de acordo com o número de AMPLITUDE DE CLASSES, se a amplitude de classes é 3, então os valores vão ser dispostos de 3 em 3 considerando o primeiro valor e "desconsiderando" o último. Na tabela ele vai ficar assim:

classes:
20 |---- 23
23 |-----26
26 |-----29
29 |-----32
32 |-----35
35 |-----38
38 |-----41 (e você vai colocando até atingir o maior valor do ROL)

Ponto Médio: PM = (limite inferior + limite superior) dividido por 2 

20 |-----23  PM= 20+23/2 = 21,5 (e vai somando e dividindo até a última classe)

Frequência absoluta: Fi= nº de elementos dentro de cada classe
EX: 20 |-----23 (Quantos nºs tem no ROL de 20 a 23 - lembrando que o 23 não conta)

ROL: 20,20,21,23...

Então a Fi de 20|---23 = 3 pois temos dois 20 e um 21, o último valor que no caso é o 23 não conta.

Frequência relativa: 

Fr = Fi / nº de dados
Fr = 3 (Fi de 20 |---- 23) /50
Fr = 0,06

Frequência relativa percentual:
É a porcentagem de Fr
Ex: 0,06 = 6%

Frequência Acumulada:
É a soma acumulada de Fi onde você conserva o primeiro valor e vai somando com os subsequentes:

Ex:
Fi  → Fa (a soma é em formato de "Z")
3   → 3
5  →  8
11 →19
13 →32
9  → 41
6  → 47 
3  →  50 

Frequência acumulada relativa
Fra = Fa/n
Fra = 3/50 = 0,06

Média
É a somatória de Fi*PM/n° de dados

M=     ∑ (Fi . Pm)
       --------------------
                  2

M= (3*21,5) + (5*24,5) +(11*27,5) + (13*30,5) + (9*33,5) + (6*36,5) +(3*39,5) 
                -------------------------------------------------------------------------------
                                                           50
M= 1525/50
M = 30,5

É mano, faz essa conta aê, rapadura é doce, mas não é mole não.

Histograma e Polígono de Frequência:

Fi

13|
    |
    |
    |
    |
3  |           |¬¬¬¬|
    |           |         |
1  |....   __|,____|,___,___,__,___,___,__ ___     classes (rol)
     17      20    23                                  40      47

Você vai montar um gráfico, no eixo x você tem as classes, rol, exemplo, de 20 |----- 23 quantos valores você tem? Fi vai te dar esse número, que no caso é 3, então de 20 a 23 você vai elevar uma coluna até o 3 no eixo Y, e assim sucessivamente. 

Quando você fizer todas as colunas, você marcará o centro de cada uma e irá trassar uma linha ligando cada meio ponto.

Eita Geovana, caiu a cozinha TODA.