Pirâmide de Maslow e afins

Rochael
17 de setembro de 2014

Pirâmide de Maslow - Hierarquia das necessidades


Melhor que palavras, só um vídeo né? Né?

Ciclo de Vida do Consumidor em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein

Desde o nascimento até sua idade mais avançada, o consumidor recebe impulsos e têm necessidades completamente diferentes, iniciando-se, por exemplo, com produtos e serviços direcionados aos bebês e chegando ao consumidor já aposentado e que possui interesses por viagens, passeios etc.
Aproveitar cada um destes momentos em Marketing é traçar uma linha muito similar, ou igual, a do Ciclo de vida do produto, passando pela introdução, crescimento, maturidade e declínio (revitalização), sendo que:
 
  • Introdução de produtos e serviços pode ser comparada com o nascimento;
  • O crescimento é o início das atividades sociais como escolas;
  • A maturidade é a entrada no mercado de trabalho, os desejos e conquistas;
  • A revitalização é a aposentadoria, onde o ritmo acelerado da vida fica um pouco de lado.
Certamente existem serviços similares que os consumidores usam ao longo da vida, partindo do ponto de seu nascimento até sua aposentadoria, como:
 
  • Planos de saúde;
  • Transporte em viagens, excursões, para a aula quando mais jovem;
Com a evolução do mercado e os muitos concorrentes existentes, percebe-se que a gama de produtos e serviços ofertados são inúmeros, logicamente uma única pessoa não utilizará todos durante sua vida, até mesmo porque a oferta dos mesmos não será para todos os consumidores do mercado.
A evolução natural na troca do uso de alguns bens e serviços é vital para a pessoa, suas necessidades e desejos são diferentes ao longo da sua vida, iniciam-se com comidas especiais para bebês e chegam em dietas específicas para um público adulto.
As famílias também passam por estágios dentro do Ciclo de vida, os nove estágios destes Ciclos são:
 
  • Solteiro: jovem que não mora com a família;
  • Recém-casados: jovens sem filhos;
  • Ninho cheio I: filhos com menos de 6 anos;
  • Ninho cheio II: filho caçula com 6 anos ou mais;
  • Ninho cheio III: casais mais velhos com filhos dependentes;
  • Ninho vazio I: casais mais velhos, sem filhos morando com eles, chefe da família em atividade profissional;
  • Ninho vazio II: casais ainda mais velhos, sem filhos em casa, chefe de família aposentado;
  • Sobrevivente I: solitário em atividade profissional;
  • Sobrvivente II: solitário aposentado.
Alguns estudos recentes identificam estágios de Ciclo de vida Psicológicos, os adultos vivenciam certas “passagens” e “transformações” ao longo da vida.
Os profissionais de Marketing prestam bastante atenção às circunstâncias de mudanças de vida - divórcio, viuvez, novo casamento - e seus efeitos no comportamento de consumo.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.

Teoria dos dois fatores de Herzberg


Na administração e na psicologia, a teoria dos dois fatores de Herzberg é a teoria proposta por Frederick Herzberg que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas. O objetivo era entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho.
Nesta teoria, Herzberg afirmava que existiam dois fatores que afetavam o individuo:
  • "Fatores motivadores" (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo;
  • "Fatores higiênicos"(que levam a insatisfação): a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades).
Herzberg, verificou e evidenciou através de muitos estudos práticos a presença de que dois fatores distintos devem ser considerados na satisfação do cargo; são eles: os Fatores Higiênicos e os Motivacionais.
Fatores que levam à insatisfação(Higiênicos)Fatores que levam à satisfação(Motivadores)
Política da EmpresaCrescimento
Condições do ambiente de TrabalhoDesenvolvimento
Relacionamento com outros funcionáriosResponsabilidade
SegurançaReconhecimento
SalárioRealização