Marketing de conteúdo

RP - Mídia Eletrônica - Fernando

     Marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes. Este conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, videos instrutivos, white papers, ebooks, posts de blog, guias, artigos, perguntas e respostas, imagens, entre outros.

COMO FAZER MARKETING DE CONTEÚDO
a)      Descubra seu público-alvo
b)      Escreva sobre o que seu público quer ouvir
c)       Tenha consistência de formato e principalmente periodicidade
d)      Produza conteúdos para os diferentes estágios de compra
e)      Promova seu conteúdo

FORMAS DE MARKETING DE CONTEÚDO

Blog posts  90%
Mídias Sociais 90%
Newsletter 83%
Vídeos 69%
Ebooks & Whitepapers 52%
Infográficos 45%
Fonte: Content Marketing Institute
VANTAGENS DO MARKETING DE CONTEÚDO

  • Visibilidade e autoridade


Para procurar sobre produtos ou serviços, os consumidores voltam-se às ferramentas de busca. Uma estratégia de conteúdo ajuda a aparecer nos resultados e a receber atenção e reputação online.

  • Atração de uma audiência


As pessoas já não gostam de ser convencidas a comprar. O conteúdo acompanha esse novo comportamento, em que empresas e consumidores estão em pé de igualdade, trocando informações e experiências.

  • Menor custo de aquisição


Orçamentos de Marketing de Conteúdo costumam ser 50% mais baratos do que os de publicidade online ou offline. E o melhor: leads gerados por conteúdo são oito vezes mais propensos a fechar negócio.

  • Vantagem competitiva


Empresas que constroem relações através de conteúdo ganham prioridade de compra. Com a “liderança de entrada”, é o comprador quem entra em contato com a empresa – e não o contrário.


Elementos:
a)    Blog
b)   E-mail Marketing
c)    Vídeo marketing
d)   Infográficos
e)   E-books
f)     Webnários
g)    Mídias sociais