06 de março de 2015
Profº Fernando
Então galerinha do BEM, na aula anterior a essa eu estive ausente e um exercício de redação foi feito em sala.
Pergunte-me se tenho posse desse exercício? NÃO, mas tudo bem, pois foi um exercício de "manutenção", muitos se assustaram com a matemática envolvida, mas foi um cálculo necessário PARA AQUELE MOMENTO.
Vamos ao que interessa que é CONTEÚDO, certo?
CERTO!
O professor Fernando deixou um site onde ficariam depositados os conteúdos do nosso semestre, porém não existe ou ainda esta em construção: www.programacaografica.com.br/pub5
Vai então o que eu anotei, PESQUISEI, mais ou menos!
Sei que é coisa pacas, mas o que anotei da aula foi só isso:
Métodos de desenvolvimento de texto:
Organização de ideias: PERIODO TÓPICO/ TÓPICO FRASAL (ideia
central): a primeira frase do paragrafo é a mais importante, os demais tópicos
reforçam o que já foi dito.
PERIODO TOPICO FORTE E FRACO:
Posição do período tópico do paragrafo:
- Período tópico implícito
- Ideia secundária
-Ordenação da ideias
- Especificações
- Palavras e frases de ligação.
Então implementei com TUDO isso:
Métodos
de desenvolvimento de texto
por: Vânia
Maria do Nascimento Duarte
Dicas para uma boa
organização textual
Quando lemos
uma história esperamos encontrar no enredo determinados elementos que a fazem
se classificar como tal: personagens, narrador, apresentação, complicação,
clímax e desfecho final, entre outros, igualmente importantes. Já ao nos
depararmos com um texto de opinião, nossa perspectiva mantém-se fiel: desejamos
que as ideias estejam prontamente definidas, de modo a percorrermos um trajeto
que nos conduz ao início, perpassa por um desenvolvimento e nos conduz a um
fim, a uma conclusão.
O primeiro
passo, dentre os muitos a seguir, é se conscientizar de que tal procedimento (o
da construção textual) tende a se assemelhar a fatos corriqueiros, como é o
caso de um percurso que se faz de um lugar a outro, bem como a construção de
uma casa. Em ambos os exemplos, “planejamento” é a palavra-chave. Ora, se tudo
não for milimetricamente projetado, há grandes possibilidades de as paredes
desmoronarem, ou, no caso do primeiro deles, há o risco de ficarmos rodando por
horas sem chegar a lugar algum.
Torna-se
inviável discorrer acerca daquilo que desconhecemos. Imagine que, estando você
a narrar algo, sua criatividade, num piscar de olhos, venha a falhar. Pronto,
lá se foi o sonho de encantar o leitor com sua história. Outro caso: pense você
que sua tarefa seja a de se posicionar em relação a algum assunto, defendo-o
por meio de argumentos que o justifiquem ou o contrariem. Será que suas ideias
foram construídas com base nos “achismos”? Ou será que você se mostrou como um
verdadeiro defensor de suas opiniões, de seus posicionamentos?
Você preparou
as ideias? Eis que é chegado o momento de organizá-las. Nesse sentido,
organize-as de modo a respeitar uma lógica interna: fato esse que tudo tem a
ver com a construção dos parágrafos, mantendo-os coesos, claros e precisos.
Outro aspecto, também muito importante, é saber condensar suas ideais, de modo
a não deixá-las carentes de conteúdos, tampouco abusivas de informações, ou
seja, ser habilidoso (a) em saber dosá-las é, antes de tudo, sinal de
competência e habilidade. Lembre-se também que seu texto jamais poderá
representar uma imagem de você mesmo (a), por isso mantenha-o o mais imparcial
possível, deixando as emoções e os juízos de valor para a “hora certa”, ou
seja, haverá circunstâncias comunicativas em que tais atitudes poderão ser
perfeitamente exploradas.
(TEXTO COMPLETO EM: www.portugues.com.br)
PERÍODO TÓPICO/ TÓPICO FRASAL
(ideia central):
O tópico frasal é,
normalmente, o primeiro período do seu parágrafo, e ele serve para resumir a
ideia que será abordada naquele parágrafo. Dessa forma, ele mostra um texto
organizado e planejado, uma vez que antecipa para o leitor o que será abordado
naquele parágrafo.
Será que conseguem
identificar os tópicos frasais nos parágrafos de desenvolvimento? Olhem só:
“Em primeiro lugar, é preciso compreender o forte dado cultural existente. As sociedades ocidentais ainda são profundamente patriarcais, com valores enraizados e perpetuados há séculos, sendo assim, muito difíceis de modificar. Aos homens ainda competem os papéis de chefes de família, provedores financeiros da casa, seres mais objetivos e racionais, enquanto às mulheres ainda cabem as funções de donas de casa, o cuidado com os filhos, mães sentimentais e pouco providas de força física. É fácil comprovar este fato, pois quando uma mulher atinge certo status financeiro e profissional, isso é largamente noticiado nos meios de comunicação em massa como um feito digno de notícia, e não algo corriqueiro e natural.”
“É certo analisarmos que o contexto atual pede certa ampliação dos papéis femininos. Como exigência da realidade capitalista e competitiva, hoje elas precisam trabalhar para completar a renda familiar. Ao saírem para o mercado de trabalho, as mulheres percebem que podem ser financeiramente independentes, não precisando mais do homem para sustentá-las, e podem pagar por serviços que, talvez por limitações físicas, não podem fazer, como aqueles que exigem muita força. Além disso, a vida atribulada e multitarefa faz com que elas tenham menos tempo para lidar com questões sentimentais, passando a impressão de mulheres pós-modernas frias, calculistas e que só pensam em trabalho e dinheiro.”
Reparem que os primeiros
períodos, em negrito, são um resumo do que será analisado ao longo do parágrafo,
sempre com conectivos, para incrementar a coesão do texto.
Para elaborar tópicos
frasais, é essencial que vocês planejem o texto antes. É impossível fazer um
período “resumitivo” se não se sabe o que será desenvolvido, concordam? Por
isso, a dica é: façam um rascunho sempre!
- O tópico frasal deve ser
composto por um período apenas. Não se alongue demais.
- O tópico frasal demonstra
organização de ideias e planejamento textual, o que é sempre visto com bons
olhos.
Entenderam?
PERÍODO TÓPICO/ TÓPICO FRASAL
IMPLÍCITO
Já no tópico frasal
implícito ou diluído é constituído pelo desenvolvimento (detalhes, exemplos,
fatos específicos) de uma forma que se possa deduzir a idéia nuclear.
Exemplo:
Exemplo:
“O Grande São Paulo isto é, a capital paulista e as cidades que a circundam já anda em torno da décima parte da população brasileira. Apesar da alta arrecadação do município e das obras custosas, que se multiplicam a olhos vistos, apenas um terço da cidade tem esgotos. Metade da capital paulista serve-se de água proveniente de poços domiciliares. A rede de hospitais é notoriamente deficiente para a população, ameaçada por uma taxa de poluição que técnicos internacionais consideram superior à de Chicago. O trânsito é um tormento, pois o acréscimo de novos veículos supera a capacidade de dar solução de urbanismo ao problema. Em média, o paulista perde três horas do seu dia para ir e voltar, entre a casa e o trabalho.”
A ideia núcleo deste parágrafo (o tópico frasal nele diluído ou
implícito) não é “O grande São Paulo... já anda em torno da décima parte da
população brasileira.” E sim a série de fatos no decorrer do parágrafo que
refletem os seus graves problemas urbanos.
Palavras
e frases de ligação
Levantamento elaborado por
Othon Moacyr Garcia (Comunicação em Prosa Moderna)
RELAÇÃO
DE SENTIDO
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ELEMENTOS DE LIGAÇÃO DE IDÉIAS
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Prioridade, relevância
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Em primeiro lugar, acima de tudo precipuamente, principalmente,
primordialmente, sobretudo.
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Tempo
(freqüência, duração, ordem,
sucessão, anterioridade, posteridade)
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Então, enfim, logo, logo depois, imediatamente, logo após, a
princípio, pouco antes, pouco depois, anteriormente, posteriormente, em
seguida, afinal, por fim, finalmente, agora, atualmente, hoje,
freqüentemente, constantemente, às vezes, eventualmente, por vezes,
ocasionalmente, sempre, raramente, não raro, ao mesmo tempo, simultaneamente,
nesse ínterim, nesse meio tempo, enquanto, quando, antes que, depois que,
logo que, sempre que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas.
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Semelhança, comparação, conformidade
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Igualmente, da mesma forma, assim também, do mesmo modo, similarmente,
semelhantemente, analogamente, por analogia, de maneira idêntica, de
conformidade com, de acordo com, segundo, conforme, sob o mesmo ponto de
vista, tal qual, tanto quanto, como, assim como,bem como, corno se.
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Condição, hipótese
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Se, caso, eventualmente, desde que, contanto que, a não ser que, salvo
se, como, conforme, segundo, de acordo com, em conformidade com, consoante,
para, em consonância.
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Alternância
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Ou, ora…ora, já…já, seja…seja, quer,..quer.
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Explicação
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Pois, porque, por, porquanto, uma vez que, visto que, já que, em
virtude de.
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Fazer concessão
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Apesar de, embora, ainda que, se bem que, por mais que,por menos que,
por melhor que, por muito que, mesmo que.
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Para concluir
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Portanto, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente,
então, deste modo, desta maneira, em vista disso, diante disso, mediante o
exposto, em suma, em síntese, em conclusão, enfim, em resumo, portanto,
assim, dessa forma, dessa maneira, logo, pois, portanto, pois, (depois do
verbo), com isso, desse/deste modo; dessa/desta maneira, dessa/desta forma,
assim, em vista disso, por conseguinte, então, logo, destarte.
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Para incluir
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Também, inclusive, igualmente, até (inclusive)
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Adição, continuação
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Além disso,outrossim, ainda mais, ainda por cima, por outro lado,
também e as conjunções aditivas (e nem, não só…mas também e, nem, também,
ainda além de, não apenas…como também, não só…bem como, também, inclusive
igualmente, até, bem como, não só… mas ainda, não somente mas também, alem
de, com efeito, por outro lado, ainda, realmente, ora, acrescentando-se que,
acrescente-se que, saliente-se ainda que, paralelamente, alem disso, ademais,
alem do mais, alem do que, tanto…quanto, como se não bastasse,tanto… como.
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Dúvida
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Talvez, provavelmente, possivelmente, quiçá, quem sabe, é provável,
não é certo, se é que.
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Certeza, ênfase
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De certo, por certo, certamente, indubitavelmente,
inquestionavelmente, sem dúvida, inegavelmente,com toda a certeza.
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Surpresa, imprevisto
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Inesperadamente, inopinadamente, de súbito, imprevistamente
surpreendentemente.
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Ilustração, esclarecimento
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Por exemplo, isto é, quer dizer, em outras palavras, ou por outra, a
saber.
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Propósito, intenção,Finalidade
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Com o fim de, a fim de, com o propósito de
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Lugar, proximidade, distância
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Perto de, próximo a ou de, junto a ou de, dentro fora, mais adiante,
além,acolá, lá, ali, algumas preposições e os pronomes demonstrativos.
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Resumo, recapitulação,conclusão
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Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma,
dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente
então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso.
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Causa, conseqüência e explicação
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Assim, de fato, com efeito, que, já que, uma vez que, visto que, por
conseguinte, logo, pois (posposto ao verbo), então conseqüentemente, em vista
disso, diante disso, em vista do que, de (tal) sorte que, de (tal) modo que
de, (tal) maneira que…, por conseqüência, como resultado, tão…que, tanto…que,
tamanha(o)…que, tal … que…,decorrente de, em decorrência de,
conseqüentemente, com isso, que, porque, pois, como, por causa de, já que,
uma vez que, porquanto; na medida em que, visto que.
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Contraste, oposição, restrição,
ressalva
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Pelo contrário em contraste com, salvo, exceto, menos, mas, contudo,
todavia, entretanto, embora, apesar, ainda que, mesmo que, posto que,
conquanto que, se bem que, por mais que, por menos que, porém, contudo,
todavia, entretanto, no entanto, não obstante, senão, opor-se, contrariar,
negar, impedir, surgir em oposição, surgir em contraposição apresentar em
oposição, ser contrário.
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Afirmação
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Consistir, constituir, significar, denotar, mostrar, traduzir-se por,
expressar, representar, evidenciar.
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Causalidade
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Causar, motivar, originar, ocasionar, gerar, propiciar, resultar,
provocar, produzir, contribuir, determinar, criar.
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Finalidade
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Visar, ter em vista, objetivar, ter por objetivo, pretender,
tencionar, cogitar, tratar, servir para, prestar-se para.
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Palavras de transição
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Palavras responsáveis pela coesão do texto por estabelecem a
inter-relação entre os enunciados (orações, frases, parágrafos), são
preposições, conjunções alguns advérbios e locuções adverbiais. Inicialmente
(começo introdução) desde já (começo introdução) a principio, a priori
(começo), em primeiro lugar (começo)além disso (continuação), do mesmo modo
(continuação), acresce que (continuação), ainda por cima (continuação), bem
como (continuação), outrossim (continuação), enfim (conclusão), dessa
forma (conclusão), em suma (conclusão), nesse sentido (conclusão), portanto
(conclusão), afinal (conclusão),logo após (tempo), ocasionalmente (tempo),
posteriormente (tempo)atualmente (tempo), enquanto isso (tempo),
imediatamente (tempo), não raro (tempo), concomitantemente (tempo),
igualmente (semelhança, conformidade), segundo (semelhança, conformidade),
conforme (semelhança conformidade) assim também (semelhança, conformidade),
de acordo com (semelhança, conformidade), daí (causa e conseqüência), por
isso (causa e conseqüência), de fato (causa e conseqüência), em virtude de
(causa e conseqüência), assim (causa é conseqüência) naturalmente (causa e
conseqüência), então (exemplificação esclarecimento), por exemplo
(exemplificação, esclarecimento) isto é (exemplificação esclarecimento), a
saber (exemplificação, esclarecimento), em outras palavras (exemplificação
esclarecimento), ou seja (exemplificação esclarecimento) quer dizer
(exemplificação esclarecimento) rigorosamente falando (exemplificação,
esclarecimento).
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Coesão por substituição
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Substituição de um nome (pessoa, objeto, lugar etc) verbos períodos ou
trechos do texto por uma palavra ou expressão que tenha sentido próximo,
evitando a repetição no corpo do texto.Ex.: Porto Alegre pode ser
substituída por “a capital gaucha; Castro Alves pode ser substituído
por “O Poeta dos Escravos ;João Paulo II: Sua Santidade; Vênus: A Deusa da
Beleza.
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