Comportamento do Cliente - Fatores de Consumo


05 de março de 2015

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Profª Juliana

 “Nada é bastante para quem 
considera pouco o que já suficiente”     
– Aristipo

“Vender um produto é a arte de 
conseguir que o cliente faça o que 
desejamos” 
– Ray Kroc, fundador do McDonald’s


CONSUMIDOR: aquele que consome o produto ou serviço
CONSUMIR: gastar ou corroer até exaustão: devorar, destruir, extinguir; gastar, aniquilar, anular; enfraquecer, abater; desgostar, afligir, mortificar; fazer esquecer, apagar; gastar, esgotar. - Aurélio

COMPRADOR: aquele que compra.


  • VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM O CONSUMO

 -Fatores Socioculturais: região, pais, estado, cidade... - Relações – família, amigos, colegas... 

Envolvem influencia do grupo da família, classe social e os efeitos da cultura e das subculturas no comportamento de compra.

-Fatores Pessoais: estilo de vida, idade, formação, gênero, profissão...

-Fatores Psicológicos: aprendizado, fatores mentais/psicológicos... Dizem respeito ao conjunto das funções cognitivas, conativas (comportamento) e efetivas (sentimentos) no processo da compra, envolvendo o estudo da percepção, da aprendizagem, da memória, das atitudes, dos valores, das crenças, da motivação, da personalidade e dos estilos de vidas.
1.     Motivação: necessidade despertada impulso interno ou externo.
2.     Personalidade: padrão característico de pensamentos, sentimentos e ações de um determinado individuo, diz respeito a singularidade do indivíduo
3.     Percepção: sentidos

ATITUDES: predisposições, sentimentos e tendências relativamente consistentes de um individuo em relação a uma determinada situação ou a um objetivo. Serve de referencia para um consumidor avaliar um produto de maneira positiva ou negativa, proporcionando a proximidade ou afastamento do consumidor em relação a este.

GRUPOS: POR SER um processo social, o comportamento de consumo sofre a influencia da ação de grupos humanos sobre indivíduos. Pelo fato de pertencerem a diversos grupos e também por almejarem participar de outros grupos a atitude de compra é diretamente influenciada.

GRUPOS
INFORMAIS
FORMAIS
PRIMÁRIOS
ESCOLA, AMIGOS, FAMÍLIA
Escola, trabalho
SECUNDÁRIOS
Lazer, esportivo
Associação de trabalho