05 de março de 2015
“Nada é bastante para
quem
considera pouco o que já suficiente”
– Aristipo
“Vender um produto é a arte de
conseguir que o cliente faça o que
desejamos”
– Ray Kroc, fundador do McDonald’s
CONSUMIDOR: aquele que consome o
produto ou serviço
CONSUMIR: gastar ou corroer até exaustão: devorar, destruir, extinguir; gastar,
aniquilar, anular; enfraquecer, abater; desgostar, afligir, mortificar; fazer
esquecer, apagar; gastar, esgotar. - Aurélio
COMPRADOR: aquele que compra.
- VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM O CONSUMO
-Fatores Socioculturais: região, pais, estado, cidade... - Relações
– família, amigos, colegas...
Envolvem influencia do grupo da família, classe social e os
efeitos da cultura e das subculturas no comportamento de compra.
-Fatores Pessoais: estilo de vida, idade, formação,
gênero, profissão...
-Fatores Psicológicos: aprendizado, fatores
mentais/psicológicos... Dizem respeito ao conjunto das funções cognitivas,
conativas (comportamento) e efetivas (sentimentos) no processo da compra,
envolvendo o estudo da percepção, da aprendizagem, da memória, das atitudes,
dos valores, das crenças, da motivação, da personalidade e dos estilos de
vidas.
1. Motivação:
necessidade despertada impulso interno ou externo.
2. Personalidade: padrão
característico de pensamentos, sentimentos e ações de um determinado individuo,
diz respeito a singularidade do indivíduo
3. Percepção: sentidos
ATITUDES: predisposições, sentimentos e tendências
relativamente consistentes de um individuo em relação a uma determinada
situação ou a um objetivo. Serve de referencia para um consumidor avaliar um
produto de maneira positiva ou negativa, proporcionando a proximidade ou
afastamento do consumidor em relação a este.
GRUPOS: POR SER um processo social, o comportamento de consumo sofre a
influencia da ação de grupos humanos sobre indivíduos. Pelo fato de pertencerem
a diversos grupos e também por almejarem participar de outros grupos a atitude
de compra é diretamente influenciada.
GRUPOS |
INFORMAIS
|
FORMAIS
|
PRIMÁRIOS
|
ESCOLA,
AMIGOS, FAMÍLIA
|
Escola,
trabalho
|
SECUNDÁRIOS
|
Lazer,
esportivo
|
Associação
de trabalho
|