28 de Agosto de 2014
Antropologia
Juliana
As tensões
constitutivas da pratica antropológica e suas reações com a publicidade
• O dentro e o fora
-
Observação do participante (Trata-se de interpretar a sociedade
estudada utilizando os modos de pensamento
dessa sociedade, deixando-se,
por assim dizer, naturalizar por ela.)
Outsider/ Insider
- 1° Estagio: Conversão/Impregnação (De forma que faça
se inserir naquele povo/cultura, etc)
- 2° Estagio: Separação/Se
distanciar (Para fazer uma análise de forma fria, sem emoções. Olhar distanciado,
exterior, diferente, do estranho, e inclusive a condição que torna possível a
compreensão das logicas que escapam aos atores sociais.)
-
Significações produzidas (Nenhuma sociedade é de fato perfeitamente
transparente a si mesma, nenhuma escapa de suas armadilhas conscientes. Cada
grupo humano, como também cada indivíduo, fornece a si próprio e as outras racionalizações
de suas condutas).
- Modelos
conscientes
Para a publicidade: Se aproximar para conhecer e se
afastar para produzir
• A unidade e a pluralidade
- Tensão
entre a unidade da cultura e as diversidades das culturas
- Uniformizar-se X Diversificar-se (Sempre haverá um conflito, quanto mais uma sociedade
tende a uniformizar-se, mais tende simultaneamente a diversificar-se.)
-Relação entre
as diferenças
- Identidades de um e outro não são abolidas, passam a ser apreendidas do
interior mesmo de sua diferença, isto é, a partir de uma relação.
Para a publicidade: Falar com um para falar com o todo.
O concreto e o abstrato
Paradoxo: - Pensado/Impensado
- Dito/Não Dito
- Manifesto/Recalcado
• Pratica X
Teoria
• Concreto X
Construção cientifica
• Teoria
Cientifica ≠ Reflexo do real
• Teoria Cientifica = Construção real
(EU)
Para a publicidade: Uso da imagem real e seus simbolismos
Próxima aula – Texto Manual de
antropologia cultural
Autor: Angel B. Espina Barrio - Cap
10