As tensões constitutivas da prática antropológica e suas reações com a publicidade - Juliana

28 de Agosto de 2014
Antropologia
Juliana


As tensões constitutivas da pratica antropológica e suas reações com a publicidade



• O dentro e o fora
- Observação do participante (Trata-se de interpretar a sociedade
estudada utilizando os modos de pensamento dessa sociedade, deixando-se,
por assim dizer, naturalizar por ela.)
           
Outsider/ Insider

- 1° Estagio: Conversão/Impregnação (De forma que faça se inserir naquele povo/cultura, etc)
- 2° Estagio:  Separação/Se distanciar (Para fazer uma análise de forma fria, sem emoções. Olhar distanciado, exterior, diferente, do estranho, e inclusive a condição que torna possível a compreensão das logicas que escapam aos atores sociais.)

- Significações produzidas (Nenhuma sociedade é de fato perfeitamente transparente a si mesma, nenhuma escapa de suas armadilhas conscientes. Cada grupo humano, como também cada indivíduo, fornece a si próprio e as outras racionalizações de suas condutas).
- Modelos conscientes
Para a publicidade: Se aproximar para conhecer e se afastar para produzir

• A unidade e a pluralidade

- Tensão entre a unidade da cultura e as diversidades das culturas
- Uniformizar-se X Diversificar-se (Sempre haverá um conflito, quanto mais uma sociedade tende a uniformizar-se, mais tende simultaneamente a diversificar-se.)

-Relação entre as diferenças
- Identidades de um e outro não são abolidas, passam a ser apreendidas do interior mesmo de sua diferença, isto é, a partir de uma relação.

Para a publicidade: Falar com um para falar com o todo.

O concreto e o abstrato

Paradoxo: - Pensado/Impensado

                   - Dito/Não Dito

                   - Manifesto/Recalcado

• Pratica X Teoria

• Concreto X Construção cientifica

• Teoria Cientifica ≠ Reflexo do real

• Teoria Cientifica = Construção real (EU)

Para a publicidade: Uso da imagem real e seus simbolismos


Próxima aula – Texto Manual de antropologia cultural

Autor: Angel B. Espina Barrio - Cap 10

Aprender Antropologia - Pag 95