TIPOS DE ANÚNCIOS PARA RÁDIO

27 de Maio de 2014
profº Rochael

  1. Spot: É um fonograma utilizado como peça publicitária em rádio, feita por uma locução simples ou mista (duas ou mais vozes), com ou sem efeitos sonoros e música de fundo. O spot é, geralmente, utilizado na publicidade quando há muita coisa a ser transmitida em uma só mensagem. Esse formato de peça não deve ser confundido com o jingle, que utiliza principalmente a música como recurso para a fácil memorização da mensagem pelo público-alvo (ou target). Spot é uma propaganda criada com vários recursos radiofônicos como voz, música e efeitos.

 2.       Jingle: Um jingle é uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. É uma música feita exclusivamente para um produto ou empresa. É geralmente uma peça de áudio ou vídeo utilizada por emissoras de rádio ou TV para identificação da marca, canal, frequência. Pode ser falada ou cantada. Um jingle é um slogan memorável que adota em sua letra preferencialmente o viés apolíneo (emoção), rimas para facilitar a memorização e palavras do universo do produto e de seu público. Em relação à música, é feito com uma melodia cativante, que leva em conta o imaginário auditivo da população e o contexto cultural da época. Sua transmissão normalmente ocorre nos rádios e, algumas vezes, em comerciais de televisão. Um jingle eficiente é feito para "prender" na memória das pessoas, por isso é tão comum que as pessoas se lembrem de jingles que não são mais transmitidos há décadas.



1.      3Vinheta: A vinheta tem várias funções e recebe denominação própria: ‘vinheta de abertura e de encerramento’, ‘vinheta de identidade’, ‘vinheta de chamada’, ‘vinhetas de passagem’, etc. O que é?Um texto curto associado a um efeito sonoro ou música. É usada para identificar a emissora, programas ou quadros. Pode também separar os blocos ou anunciar quadros do programa ou da emissora. Pode ser usada várias vezes durante o programa. Exemplos de vinhetas:
1-      Para entrar ou voltar de um intervalo comercial: - Você está ouvindo Viva a Vida - Voltamos a apresentar Viva a Vida
2 – Para identificar quadros: Receita, Hora do Conto.
3 – Para encerramento de programa: Você acaba de ouvir Viva a Vida, um programa.... Nós voltamos... neste mesmo horário. Até lá.
Como se faz? Antes: escolha uma música adequada; geralmente deve ser instrumental para acompanhar alocução. O texto deve ser curto e criativo, além de utilizar efeitos sonoros. Durante: Segue o mesmo processo do Spot. Por isso, na hora de escrever a vinheta, utilize o esquema dos quatro “Cs”, lembrando que a mensagem é: Curta: uma palavra ou uma frase; Concreta: a palavra ou frase é direta, objetiva, capaz de envolver o ouvinte; Criativa: usar recursos criativos como efeitos sonoros, músicas e uma locução adequada ao que se pretende; Completa: estimula a atenção, desperta o interesse do ouvinte. Da mesma maneira, é importante acompanhar a gravação para que o resultado final esteja de acordo com o seu roteiro.