Realidade Sócio Econômica e Política Brasileira -
28 de MAIO de 2014 -
Juliana -
ECONOMIA CRIATIVA
- · Incentivando a criação de novos negócios e fomentando a inovação em outros, o conceito de economia criativa revigora a maneira de fazer negócios em todo o mundo;
- · Sua origem foi inspirada no projeto criative nation, surgido na Austrália, em 1994.
- · “Industrias criativas são portanto industrias, que têm sua origem na criatividade, habilidade e talento individual e apresentam um potencial para a criação de riquezas e empregos por meio da geração e exploração de propriedade intelectual.
- · O movimento interessa por dois motivos principais:
1. Pelo
impacto dos bens de serviços produzidos
2. Por
estabelecer a criatividade como maior capital humano.
- · A forma resumida, é toda produção cultural e intelectual calcada na criatividade, com valores simbólicos e econômicos/comerciais, que possam dialogar em escala global e representar localmente uma sociedade.
- · O que difere os produtos e serviços advindos da economia criativa dos demais e justamente o valor simbólico que carregam mais do que produtos e serviços a economia criativa se preocupa com a experiência, tanto para quem produz quanto para quem consome.
- · 1º de junho de 2012, foi criada pelo decreto 7743, a secretaria de economia criativa no Brasil.
- · Esta dividida em 13 áreas: Arquitetura, publicidade, design, artes, antiguidades, artesanato, moda, cinema e vídeo, televisão, editoração e publicações, artes cênicas, rádio, software de lazer e música.
- · Já movimentam R$381 milhões, 2,6% do PIB brasileiro.
- · Os trabalhadores dessa área ganham mais escolarizados que a média.
- · Princípios norteadores da economia criativa brasileira: Diversidade cultural + sustentabilidade + inclusão social + inovação.
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Exercício: faça um paralelo entre economia e publicidade.
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