Eu fazendo a prova! |
Desafios do século XXI:
22 de Março de 2016
O que é pesquisa de Mercado: utilizada para mensurar um mercado
para lançamento de novos produtos e serviços. Coletar dados e transformar em informações.
Preconceito em relação a pesquisa: alto custo para se fazer
pesquisa, serve para nada.
Como surgiu: Nos países europeus antes da segunda guerra mundial
por volta da década de 30.
Função do estatístico: tabular dados, mostrar em números.
Pesquisa de campo: quando
vai as ruas.
Pesquisa em comunicação: canal, mensagem, receptor... há ruídos?
Opinião publica: diversas opiniões diferenciadas.
_________________________________________________________________________
22 de março de 2016
Agrupamentos elementares:
1) Multidão: um colado no outro, objetivo comum sem liderança. Ex:
SHOW
2) Massa: agrupamento espontâneo sofre influencia dos meios de comunicação
3) Público: oportunidade de discursão, pensam, divergência de opinião, formadores de opinião.
2) Massa: agrupamento espontâneo sofre influencia dos meios de comunicação
3) Público: oportunidade de discursão, pensam, divergência de opinião, formadores de opinião.
Fatores que interferem na formação da opinião pública:
- Sociológicos
- Históricos
- Psicológicos
- Históricos
- Psicológicos
05 de abril de 2016
Pesquisa de Mercado:
É uma ferramenta importante para se obter informações valiosas sobre o mercado
em que se atua ou pretende atuar.
Quanto maior o conhecimento sobre o mercado, clientes,
fornecedores, concorrentes, melhor o desempenho do negocio.
Uma pesquisa esta estruturada nas seguintes fases:
- 1. Definição do publico alvo e objetivos da pesquisa. Qual a real necessidade e os motivos para realizar a pesquisa?
- 2. Definição da coleta de dados. Define como os dados serão levantados.
- 3. Definição do método de pesquisa de dados primários. Qual o tipo de pesquisa mais adequado ao proposito? Definição dos procedimentos.
- 4. Definição da amostra - conhecimento do tamanho do publico a ser pesquisado.
- 5. Elaboração dos instrumentos de pesquisa. Elaboração de questionários formulários e roteiros de pesquisa.
- 6. Aplicação da pesquisa.
- 7. Tabulação dos dados, reunião dos dados e manipulação de maneira a facilitar a analise.
- 8. Elaboração do relatório final – Possibilita analisar os dados obtidos na pesquisa e identificar aspectos relevantes à tomada de decisões.
- 9. Tomada de decisões – Com os resultados obtidos a partir de pesquisa será possível determinar as ações necessárias.
Pesquisa de opinião: usada
para mensurar um tema avaliado pelo publico.
Pesquisa de mercado: utilizada
para mensurar um mercado para lançamento de novos produtos e serviços.