Matéria Deniz Helena

Pesquisa de MERCADO!


Eu fazendo a prova!



Desafios do século XXI:
22 de Março de 2016
O que é pesquisa de Mercado: utilizada para mensurar um mercado para lançamento de novos produtos e serviços. Coletar dados e transformar em informações.
Preconceito em relação a pesquisa: alto custo para se fazer pesquisa, serve para nada.
Como surgiu: Nos países europeus antes da segunda guerra mundial por volta da década de 30.
Função do estatístico: tabular dados, mostrar em números.
Pesquisa de campo:  quando vai as ruas.
Pesquisa em comunicação: canal, mensagem, receptor... há ruídos?
Opinião publica: diversas opiniões diferenciadas.
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22 de março de 2016
Agrupamentos elementares:
1) Multidão: um colado no outro, objetivo comum sem liderança. Ex: SHOW
2) Massa: agrupamento espontâneo sofre influencia dos meios de comunicação
3) Público: oportunidade de discursão, pensam, divergência de opinião, formadores de opinião.
Fatores que interferem na formação da opinião pública:
- Sociológicos
- Históricos
- Psicológicos

05 de abril de 2016
Pesquisa de Mercado: É uma ferramenta importante para se obter informações valiosas sobre o mercado em que se atua ou pretende atuar.
Quanto maior o conhecimento sobre o mercado, clientes, fornecedores, concorrentes, melhor o desempenho do negocio.
Uma pesquisa esta estruturada nas seguintes fases:

  1. 1.       Definição do publico alvo e objetivos da pesquisa. Qual a real necessidade e os motivos para realizar a pesquisa?
  2. 2.       Definição da coleta de dados. Define como os dados serão levantados.
  3. 3.       Definição do método de pesquisa de dados primários. Qual o tipo de pesquisa mais adequado ao proposito? Definição dos procedimentos.
  4. 4.       Definição da amostra - conhecimento do tamanho do publico a ser pesquisado.
  5. 5.       Elaboração dos instrumentos de pesquisa. Elaboração de questionários formulários e roteiros de pesquisa.
  6. 6.       Aplicação da pesquisa.
  7. 7.       Tabulação dos dados, reunião dos dados e manipulação de maneira a facilitar a analise.
  8. 8.       Elaboração do relatório final – Possibilita analisar os dados obtidos na pesquisa e identificar aspectos relevantes à tomada de decisões.
  9. 9.       Tomada de decisões – Com os resultados obtidos a partir de pesquisa será possível determinar as ações necessárias.
Pesquisa de opinião: usada para mensurar um tema avaliado pelo publico.
Pesquisa de mercado: utilizada para mensurar um mercado para lançamento de novos produtos e serviços.