Estratégia Empresarial

Olha eleeeeeee!
Mais um professor emprestado do curso de Administração! Estamos achando ruim? 

NÃO MEXMO!
E olha que quem pensou que a aula seria: "e ai meus chapas blz? Sou fulano de tal e a matéria é essa, vlw flw", bem, se enganou, teve conteúdo, e muito. 

Se liga no "textão" que lemos:

"O caminho para agências que querem se manter competitivas, por Anderson de Andrade:

Se você sabe que a maneira das pessoas se comunicarem mudou, que as tecnologias evoluíram e que o processo de compra hoje é outro, me diga: por que a sua agência vai continuar fazendo tudo igual?
Muitas agências já estão correndo atrás para acompanhar essa mudança e se manterem competitivas: hoje são cerca de 4 mil agências digitais em todo o Brasil surgindo para abocanhar essa fatia do mercado.

Por isso, hoje compartilhamos o que Anderson de Andrade, CEO da A2C e presidente da ABRADi pensa sobre o papel das agências digitais no Brasil diante desse novo cenário da comunicação. Aliás, ele é mais um dos palestrantes confirmados no RD Summit 2015, nosso evento em outubro que terá uma programação exclusiva para agências.
Segundo ele, o grande desafio hoje é entender o estilo de vida do consumidor moderno, suas novas necessidades e problemas para, então, oferecer soluções que vão ao encontro ao que esse consumidor precisa. E para alcançar esse novo consumidor, as empresas e marcas estão tendo que se reinventar e criar a sua presença nos ambientes digitais. E a missão de entender a realidade e as necessidades atuais das empresas é das agências digitais.
O primeiro ponto que deve fazer parte da estratégia é entender que publicidade e mídia não podem mais resolver sozinhas os problemas de marca e de negócio do cliente. Hoje é necessário ter a nítida compreensão de que marcas são “diálogos”. Esse é um aspecto que ainda não está claro para a muitas agências. Insiste-se em um modelo orientado para um viés muito técnico e que não envolve ações estratégicas relevantes para desenvolver uma solução, conteúdo ou plataforma.
É preciso se abrir para os novos canais. Da mesma forma que um produto ou serviço é exposto em campanhas de televisão, ele também é visto através de redes sociais. Hoje, precisamos fazer uma boa comunicação com apenas 140 caracteres.
O momento que vivemos é de reinvenção dos modelos de negócios onde surgem novas oportunidades em criar, não apenas produtos ou serviços, mas experiências para o consumidor. E essas experiências exigem que as agências digitais incorporem em sua estratégia de negócio novas disciplinas para oferecer soluções mais completas aos seus clientes e marcas. E o Inbound Marketing casa bem com essa necessidade.

Conquistar e reter talentos

Ao mesmo tempo que o mercado está abundante e próspero, fica mais complexo se destacar nele, por isso as agências precisam ser cada vez mais ágeis e, ao mesmo tempo, mais enxutas.
Todo esse crescimento acelerado depende da contratação e retenção de talentos que atendam agilmente esse novo modelo de negócios. Para isso, é importante que as agências concentrem grande parte de sua energia garimpando um bom time de talentos que dê conta do recado. Veja como contratar bons profissionais.

Experiência do usuário

O ponto alto da comunicação moderna é a experiência com o usuário. No Brasil, essa atividade ainda está engatinhando e pode gerar muitas oportunidades de produtos e serviços. A experiência do usuário abre um leque de oportunidades para as agências digitais que precisam, antes de tudo, desenvolver novas competências para entenderem que tipo de experiências o usuário deseja ter. Para isso, é preciso investimento em recursos financeiros e intelectuais.

Inovação

Outra tendência são as inovações. Geralmente, elas não acontecem do dia para a noite. Grandes inovações podem demorar muitos anos para serem lançadas.
O problema é que os clientes exigem cada vez mais agilidade e criatividade na entrega de inovação. É necessário entregar algo de valor em pouco tempo. Esse desafio de entregar inovação em tão pouco tempo é algo que as agências digitais ainda precisam solucionar.
Se a sua agência está focada em entender e oferecer diálogo para esse novo perfil de consumidor, com uma equipe talentosa e pensando soluções estratégicas para o seu cliente, você está no caminho certo. Trabalhe com marketing digital focado em resultados, desenvolva inovações e conheça o modelo de negócio do seu cliente para, então, desenhar junto com ele uma estratégia de comunicação eficiente e competitiva. Sua agência precisa acompanhar as novas exigências desse mercado tão competitivo, mas com muito potencial para ser explorado.