Metodologia de Pesquisa

Comportamento do Cliente - Juliana

Prova: 16/04
Conteúdo: AQUI


Pesquisa Quantitativa: É um estudo estatístico que se destina a descrever as características de uma determinada situação mercadológica, medindo numericamente as hipóteses levantadas a respeito de um problema de pesquisa. O que importa é a representatividade probabilística dos resultados. Permite levantamento de grande volume de dados por ser mais formal e estruturado. A Análise dos dados é baseada em estatísticas. Ela busca a representatividade dentro da amostragem, para isso o primeiro ponto é definição do universo de interesse para a pesquisa (total de indivíduos que se pretende obter a informação).

Pesquisa Qualitativa: É um estudo não estatístico que identifica e analisa profundamente dados não mensuráveis - sentimento, sensações, percepções, pensamentos, intenções, comportamentos passados, significados e motivações - de um determinado grupo de indivíduos em relação a um problema especifico. "Seu proposito é descobrir o que o consumidor tem em mente." Porquê o consumidor faz o que faz, age como age, pensa como pensa, sente como sente. As amostras nas pesquisas qualitativas são pequenas e selecionadas sem a necessidade de uma base estatística. Assim, sua limitação está no fato dos estudos encontrados não poderem ser extrapolados para o universo. 

O estudo do comportamento se faz de forma descritiva mas também de forma indireta por intermédio da observação.



Planejamento de pesquisa: 
  1. Definição do problema de pesquisa
  2. Definição dos objetivos: geral e especifico
  3. Elaboração do briefing de pesquisa ( definir parâmetros de pesquisa, principais objetivos, finalidade, tempo hábil e verba disponível).

 Etapas e variáveis de pesquisa: experimentação > observação > Levantamento

Experimentação: provocar o fenômeno que se quer estudar, sob condições controladas. Cria-se em laboratório o ambiente artificial para a pesquisa o que pode fazer com que o comportamento também seja artificial.

Observação: Divididos em observação naturalista (estudo do comportamento natural e espontâneo ocorrendo no ambiente real da vida do individuo onde um individuo vai observar outros) e observação controlada (coloca-se câmera pra observar a reação). Esse método permite observar como o individuo reagiu mas não mostra o motivo da reação, para isso usa-se o levantamento.

Levantamento: entrevistas e sondagens, perguntando a pessoa o que se quer saber. costuma apresentar uma fase quantitativa e uma fase qualitativa.