16 TIPOS DE PARÁGRAFOS


TIPOS DE PARÁGRAFOS

1.       Introdução: O parágrafo introdutório delineia exatamente o assunto a ser desenvolvido, geralmente por meio da informação ou da opinião. Requer um tema (o que introduzir?) e atenta para o tipo de leitor (para quem introduzir?); possui período tópico forte, claro e indicativo do que se vai tratar. Exemplo: Todos reconhecem a importância dos computadores, mas nem todos conhecem a história de sua invenção e aperfeiçoamento. A história desses aparelhos é exemplo de como grandes e complicadas invenções podem ser feitas a partir de uma ideia bem...”.
Há várias maneiras interessantes de começar o parágrafo introdutório. Algumas mais usadas iniciam com:
a) Citação de pessoas respeitadas no assunto: "O pacote econômico não acaba com a inflação e gera recessão, diz o prêmio Nobel de Economia".
b) Pergunta que desperta a curiosidade: "Por que algumas palavras são consideradas obscenas?"
c) Estatística: "O Brasil acaba de registrar 15 milhões de menores abandonados".
d) Definição de um importante termo (original ou mais sofisticada, não meramente copiada do dicionário comum): "Escolher um sistema de governo é escolher o destino da própria família".
e) Rápida oposição: "O presidente da Câmara não disse a verdade".
f) Fato recente: "A crônica violência que domina o país acaba de ferir de morte o presidente da República".

2.       Exemplificação: Nossas conversas estão frequentemente recheadas de expressões como: por exemplo, a saber, ou seja, como, tal como. O exemplo ou a ilustração - poderoso instrumento de comunicação - envolve o pensamento em termos de classe e itens particulares pertencentes à mesma categoria. Parte-se do geral para o particular. Exemplos; os insetos (geral), como as aranhas e mosquitos (itens particulares); os roedores (geral), como os ratos, castores e esquilos (itens particulares). Na ilustração, pois, citamos um ou mais itens particulares para esclarecer ao leitor a natureza da classe na qual se acha incluído o item. O parágrafo também é desenvolvido por intermédio de exemplos ou ilustrações para prestar maiores esclarecimentos e prender a atenção dos leitores. O período tópico desse tipo de parágrafo introduz a classe ou categoria que o escritor deseja desenvolver, seguindo-se os exemplos. Exemplo: “Muitos poluidores químicos contribuem para degradar os rios. Os resíduos industriais são os piores, porque contêm uma serie de elementos químicos altamente prejudiciais à vida aquática, como o benzeno, o aldeído e várias espécies de ácidos...”.

3.       Comparação e contraste: Se desejamos mostrar as semelhanças ou diferenças entre dois assuntos/objetos, a comparação e o contraste são o método lógico para desenvolver as ideias. O escritor usa os parágrafos por contraste e comparação, indicando, no começo, os assuntos ou temas que serão tratados, organizando os detalhes (ideias secundárias) e relacionando-os de modo claro e fácil de ser acompanhado pelo leitor. Há, comumente, dois caminhos para a estrutura das comparações e contrastes: alternação e divisão:
a) Comparação alternativa: O escritor trabalha o parágrafo, construindo o aspecto de um assunto e comparando-o com o aspecto de outro assunto. O parágrafo é desenvolvido por comparações alternativas de cada aspecto específico. As comparações, assim, são construídas por partes.
b) Comparação dividida: O escritor, após enunciar o período tópico, desenvolve primeiro um assunto (metade do parágrafo, mais ou menos), para depois tratar do outro assunto (a outra metade do parágrafo). Esse método funciona bem quando os assuntos não podem ser comparados na base de item por item, ou quando o escritor prefere tratar mais intensamente de um assunto antes de passar para o outro. Concluindo, os métodos mencionados devem ajudar o escritor ou o leitor a não confundi-los.
O importante no parágrafo de comparação é que as semelhanças e as diferenças entre os itens comparados precisam ser nítidas.

4.       Repetição de ideias: O escritor utiliza a repetição de ideias no parágrafo para dar ênfase e clarificar a ideia central. As repetições devem ser elaboradas por intermédio de frases originais, bem construídas e com palavras novas; assim, garante-se a ênfase, evitando o tédio. No exemplo seguinte, o autor assinala que a ciência não segue um planejamento estabelecido, e repete várias ideias para reforçar seu ponto de vista.


5.       Definição: A definição é método bastante utilizado para desenvolver o parágrafo. Ela é locução que explica o que uma coisa é ou o que um nome significa. A definição, primeiro envolve o termo pertencente a uma classe ou categoria geral para depois apresentar outro termo mais específico, que distingue o termo geral dos outros elementos pertencentes á mesma classe (características específicas). Quando se diz que o homem é um animal, a definição abrange apenas parte da verdade, pois o primeiro termo está relacionado com uma grande classe (animal); falta outro termo capaz de, entre vários animais, diferenciar o homem do restante; o termo é "racional". Assim, a definição: é "um animal racional" limita o elemento “homem’’ dentro da grande categoria dos animais”.
1) A definição jamais pode conter o termo definido, para não formar círculo vicioso (definição circular) que confunde o leitor e nada explica. Exemplos: Democracia é um processo democrático. . O astrônomo é uma pessoa que estuda astronomia.
2)A definição não é longa lista de sinônimos que o escritor enumera no meio do texto. Exemplos: - Vantagem é proveito, lucro, ganho, fortuna, esperteza, premio, rendas, etc.
3)A definição não contém palavras veementes ou emocionais, pois estas extrapolam os limites da definição e acabam revelando o subjetivismo e a parcialidade do escritor num assunto que deve ser objetivo e sóbrio. Exemplos de definição emocional: A eutanásia é instrumento criminoso utilizado pelas pessoas inescrupulosas e sem esperança.  A eutanásia é piedosa intervenção de uma pessoa bondosa para acabar com os sofrimentos de outra pessoa que se encontra em situação de desespero.
4) A definição usa o paralelismo: substantivo (s.) é seguido por substantivo (s.); verbo (v.) por verbo (v.), no mesmo tempo e modo. Assim:
Certo > Aluno (s.) é um estudante (s.)...
Errado > Aluno (s.) é quando (conj.)...
Certo> Corja (s.) é um grupo (s.)...
Errado> Corja (s.) é reunir (v.)...
A definição pode ser: (i) formal, colocando o termo dentro de uma classe ou família e depois recebendo características próprias; (ii) etimológica, explicando o assunto pelo emprego do sentido etimológico da palavra; (iii) estipulativa, selecionando apenas um sentido do assunto; (iv) sinonímica, elucidando rapidamente o termo com um sinônimo; (v) parentética, breve explicação do tempo dada entre parênteses, travessões ao após uma vírgula; (vi) longa, um trabalho científico pode incluir vários tipos de definição (formal, estipulativa, etimológica).

6.       Causa e efeito: No parágrafo desenvolvido por causa e efeito, o escritor enfatiza as conexões entre um ou vários resultados (efeitos) e os seus precedentes (causas). Alguns parágrafos de causa e efeito funcionam como instrumento de persuasão, levando o leitor a sentir o vigor das conclusões do texto, ou, pelo menos, fazendo-lhe ver os fundamentos dessas conclusões. Outros parágrafos de causa e efeito são essencialmente explanatórios. O parágrafo de causa e efeito pode começar com a introdução de um efeito e passar a explicar as causas, ou abrir com a causa para depois explorar os efeitos.

7.       Eliminação de alternativas: O escritor, para reforçar a ideia central, pode desenvolver um parágrafo diferente, que elimine as diversas alternativas.

8.       Analogia: A analogia é tipo de comparação entre duas coisas diferentes, uma familiar ao leitor e outra não familiar, com o objetivo de prestar maiores explicações. Partindo-se das características do objeto, termo ou conceito já conhecidos do Ieitor, passa-se a explicar as características mais abstratas e menos conhecidas. A analogia inteligente explica com mais facilidade o conceito difícil. Os escritores profissionais frequentemente usam a analogia para tornar as técnicas ou ideias abstratas acessíveis à média dos leitores. E cuidam-se para desenvolver parágrafos que assegurem melhor esclarecimento aos leitores, utilizando as analogias como ilustrações, não como provas. Para explicar o funcionamento do coração, o escritor pode compará-lo a uma bomba.

9.       Classificação e divisão: Como a comparação e a exemplificação, a classificação é processo natural, extraído da experiência. Usamos a classificação no dia-a-dia: quando lavamos a roupa (fina, grossa, branca, colorida), planejamos uma viagem (objetos, mapas, roupas), ou organizamos os documentos numa carteira. A classificação é instrumento importante para a organização e a exposição do conhecimento; é também sistema de arquivo, ou método, utilizado para se chegar a um novo conhecimento. Ela ajuda o escritor a desenvolver o texto e auxilia os leitores a entender o assunto, especialmente se este for complexo. A classificação preocupa-se com a sistematização das classes, indo das menos inclusivas para as mais inclusivas. Quando sistematizamos um item dentro de determinada classe, estamos posicionando-o em relação a outros itens. O escritor que utiliza a classificação para desenvolver o parágrafo enumera e descreve as principais divisões do assunto, para clarificá-lo, ou como introdução do assunto para futura discussão. Ele esclarece a classificação dos elementos de um grande grupo - carros clássicos, estudantes de colégio, computadores domésticos, cavalos de corrida - que pode ser dividido em subgrupos (por exemplo, "há três tipos de cavalos de corrida"). A classificação ajuda a entender melhor a categoria geral.
1) Divisão criteriosa — a classificação tem sentido se as coisas forem agrupadas segundo critérios claros e inteligíveis.
2) Exaustão - a classificação perfeita é exaustiva, isto é, procura abranger todos os membros do grupo ou categoria, dividindo-os criteriosamente.

10.   Processo mecânico: Desenvolver parágrafo pelo processo mecânico é seguir várias ações associadas, em ordem cronológica, para se chegar a um determinado fim. Dizer passo a passo de alguma coisa. Ex: "receita de bolo, como desmontar um carro passo a passo..."

11.   Descrição: Parágrafos descritivos incluem detalhes que remetem aos cinco sentidos: visão, paladar, tato, olfato e audição. Num parágrafo descritivo, o escritor deve reunir informações que abranjam todos os sentidos para dar a melhor descrição possível ao leitor. Isso pode facilmente ser atingido seguindo essas dicas simples: a) Comece com o que o leitor pode ver. Como a visão é o sentido mais útil, qualquer bom parágrafo descritivo deve primeiramente discutir o que o escritor quer que o leitor visualize. Utilizar adjetivos fortes para ilustrar sua cena, momento, experiência ou objeto ao leitor ajudará a projetar uma imagem visual na mente do leitor. B) Descreva cheiros e gostos. Pense em como você pode descrever o tópico, a cena ou o momento ao leitor em termos de cheiro e gosto. Os melhores parágrafos descritivos utilizam uma enorme gama de adjetivos que fazem com que o leitor sinta-se como se estivesse de fato vivenciando o que você está descrevendo, e não apenas lendo sobre aquilo. C) Diga como o momento ou o objeto é sentido. Ao continuar escrevendo o parágrafo, escreva uma ou duas frases sobre como a experiência é sentida. D) Mencione os sons do momento.
Apresentam informações apropriadas sobre algo (objeto, pessoa, itens diversos), respondendo algumas destas perguntas: “o que é isso?”, “para que serve?”, “isto se parece com quê?”, “de que é feito?”, “como funciona?”, “quando isto ocorreu?”, “quem fez e como?”. A descrição é técnica (objetiva) ou sugestiva (subjetiva).

12.   Ordem espacial: parágrafo descritivo para construir relações entre pontos cardeais (do leste para oeste, do norte para o sul), posições (de cima para baixo, de baixo para cima, do centro para fora, de fora para o centro, daqui para lá), tamanho (do pequeno para o grande, do grande para o pequeno).

13.   Narração: A narração é o tipo de discurso relacionado com eventos, verdadeiros ou fictícios, que ocorrem no tempo. Conta a vida em movimento e responde à pergunta "O que aconteceu?" feita pela imaginação inquieta do leitor. A narração histórica, por exemplo, é sequencia, em ordem cronológica, de acontecimentos passados. O parágrafo narrativo deve ser simples e geralmente segue, cronologicamente, o começo e o desenvolvimento da história.

14.   Dissertação: O parágrafo dissertativo expressa uma tese; pode ser expositivo ou argumentativo. O expositivo expõe e discute uma ideia ou assunto com a finalidade de esclarecer o leitor, sem tentar convencê-lo. O argumentativo tem a finalidade de convencer ou aliciar o leitor, por meio de argumentos.

15.   Métodos combinados: pode-se combinar os vários tipos de parágrafos, como o uso da dissertação argumentativa e da comparação e contraste no mesmo parágrafo.


16.   Conclusão: resume rapidamente o assunto, apresentando algo interessante retirado do próprio trabalho e que dê ideia geral do que foi dito, convencendo e impressionando o leitor. Algumas sugestões: (i) não pedir desculpas; (ii) não fazer apenas o resumo do que foi dito; (iii) não introduzir assunto novo; (iv) terminar com uma citação que amplifique a ideia do parágrafo introdutório; (v) terminar com uma alusão, citação de alguma figura mitológica ou histórica; (vi) terminar com convite otimista.