TEORIAS DA MOTIVAÇÃO

12 de Março de 2015

TEORIAS DA MOTIVAÇÃO

3 caracteristicas básicas - GRUPO:


  1. OBJETIVO COMUM
  2. CONTATO (INTERAÇÃO)
  3. CONHECIMENTO MÚTUO
Tipos:
  1. SOCIOGRUPOS: interesses, outros são o fim
  2. PISICOGRUPOS: O grupo é o fim
Funções:
  1. De identificação: $ *
  2. Normativa: normas, leis
ATO DE COMPRAR
"O ato de compra não surge do nada seu ponto de partida é a motivação, que vai conduzir a uma necessidade, a qual, por sua vez, despertará um desejo. Com base em tal desejo, surgem as preferências por determinadas forças especificas de atender a motivação inicial e essas preferências estarão diretamente relacionadas ao auto-conceito: o consumidor tenderá a escolher um produto que corresponda ao conceito que ele tem ou gostaria de ter de si mesmo. No entanto, e em sentido contrário à motivação surgem os freios. Trata-se da consciência de risco que vem implícita ou explicitamente relacionada com o produto. Em meio ao dilema entre força da motivação e aquela dos freios, impõe-se a personalidade do individuo, a qual desembocara no auto-conceito. A reunião de todas essas variáveis resultará numa percepção particular dos produtos, que, por sua vez desencadeará atitudespositivas ou negativas com relação a eles, o que, naturalmente, terá impacto sobre suas preferências (Karsaklian, 2004)"

CONCEITO DE MARKETING 

O conceito de marketing vem sendo expresso de muitas maneiras:



* “ Atender às necessidades de forma rentável”.
* “ Encontrar desejos e satisfazê-los.”
* “Amar o cliente, não o produto.”
* “Faça ao gosto do cliente.” (Burger King)
* “Você é o chefe.” ( United Airlines)

* “ Fazer tudo o que estiver o nosso alcance para transformar o dinheiro do cliente em valor, qualidade e satisfação”. (J C. Penney)

O conceito de Marketing assume que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e oferecer as satisfações desejadas de forma mais eficaz e eficiente do que os concorrentes. (KOTLER)