Título - Continuação

26 de setembro de 2014
redação Publicitária - Mídia impressa
Luana Karen

A construção do título: aspecto formal
(arquivo doc.)



Existem três maneiras de se construir títulos curtos ou longos: simples, composto e sequencial.

·         Título simples: formado por apenas uma frase.
·        Título composto: formado por mais de uma frase na mesma página, ou em página dupla.
·         Título sequencial: formado por mais de uma frase, alocadas em páginas (ou peças) em sequência.

Armando Sant’anna apresenta uma lista de possíveis formatos de títulos:

  • Afirmativo: Renault. Elegância não se compra. Se conquista.

  • Título promessa: Faz o mesmo efeito que 1.000 jantares românticos, 15 viagens a Paris, jóias, roupas, flores e bombons. Tudo de uma vez (Ourocap do Banco do Brasil).

  • Conselho: Novo IBM Aptiva. Muito mais que um rostinho bonito. Se fosse você, não ficaria só paquerando. Eles estão cheios de pretendentes.

  • Noticioso: Temos vaga para patrão. (Feira de Franchising)]

  • Dramatização: Se você não pode estar com ela no dia dos namorados, eu posso. (Correios)

  • Comparação: Namorada que ganha flores morre de inveja daquela que ganha Valisére.

  • Suspense: Você sabe o que a Abril faz? Faz parte de sua vida (Editora Abril)

  • Interrogativo: Reparou como as pessoas ficam mais bonitas dentro de um carro Suzuki Vitara? (o problema dos títulos interrogativos é permitir que o leitor responda “não”, e se desinteresse pela mensagem).

  • Negativo: Salas VIP em aeroportos do mundo inteiro. Precisar, não precisa. (Dinners Club)

  • Testemunhal: Luciano Huk vendendo shampoo, dentista vendendo creme dental.