26 de setembro de 2014
redação Publicitária - Mídia impressa
Luana Karen
A construção do
título: aspecto formal
(arquivo doc.)
(arquivo doc.)
Existem
três maneiras de se construir títulos curtos ou longos: simples, composto e
sequencial.
·
Título simples:
formado por apenas uma frase.
· Título composto:
formado por mais de uma frase na mesma página, ou em página dupla.
·
Título sequencial:
formado por mais de uma frase, alocadas em páginas (ou peças) em sequência.
Armando
Sant’anna apresenta uma lista de possíveis formatos de títulos:
- Afirmativo: Renault. Elegância não se compra. Se
conquista.
- Título
promessa: Faz o mesmo efeito que
1.000 jantares românticos, 15 viagens a Paris, jóias, roupas, flores e
bombons. Tudo de uma vez (Ourocap do Banco do Brasil).
- Conselho: Novo IBM Aptiva. Muito mais que um
rostinho bonito. Se fosse você, não ficaria só paquerando. Eles estão
cheios de pretendentes.
- Noticioso: Temos vaga para patrão. (Feira de
Franchising)]
- Dramatização: Se você não pode estar com ela no dia
dos namorados, eu posso. (Correios)
- Comparação: Namorada que ganha flores morre de
inveja daquela que ganha Valisére.
- Suspense: Você sabe o que a Abril faz? Faz parte
de sua vida (Editora Abril)
- Interrogativo: Reparou como as pessoas ficam mais
bonitas dentro de um carro Suzuki Vitara? (o problema dos títulos
interrogativos é permitir que o leitor responda “não”, e se desinteresse
pela mensagem).
- Negativo: Salas VIP em aeroportos do mundo inteiro. Precisar, não precisa. (Dinners Club)
- Testemunhal: Luciano Huk vendendo shampoo, dentista
vendendo creme dental.