Aula do dia 28/10/2013

Texto COMPILADO do livro Teorias da Comunicação o pensamento e a prática da comunicação social - Ilana Polistchuk,  Aluizio Ramos Trinta - CAP.4

Profª Nila

“Modelos teóricos da Comunicação”

1 - Paradigma Funcionalista-pragmático
No período compreendido entre 1900 e final da década de 1930 =convicção de que os seres humanos obedeciam a “automatismos comportamentais”. Acentuou-se o sentimento de que os “meios de comunicação” possuíam um poder incontrastável, absoluto. Sente-se que a sociedade não se constituía mais por relações pessoais (intimidade,solidariedade comunitária), adquire-se uma nova conformação definida por relações impessoais, anônimas, portadoras de solidariedade por conveniência(mecanicamente oferecida).
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO. = As “cidades grandes”,densamente povoadas, passavam a formar o cerne de uma mass society (sociedade de massa)
em que se anulavam as diferenças individuais. A mídia(jornais, cinema, rádio) foi tida como único meio apto de comunicar algo àquela massa de indivíduos isolados (mass media), era uniforme, direto, indiscreto e agia indiscriminadamente, a todos igualmente afetava. MODELO DA AGULHAHIPODÉRMICA = punha extrema vantagem a fonte EMISSORA, relegando ao RECEPTADOR a condição de integral passividade.

2 - Funcionalismo sociológico
Parte do princípio segundo o qual todo elemento que componha o que é social, é solidário aos demais, não podendo ser compreendido fora da totalidade que ele institui e que constituiu como parte.Ordem social é concebida como um todo assegurado pela integração mútua de suas partes. (procedimento científico do domínio da sociologia).Funcionalismo analisa os mecanismos de integração.O paradigma funcionalista-pragmático surgiu nos EUA (décadas de 1940 a 1960aproximadamente); por solo filosófico, tem o positivismo (o rigor científico exclui,por improcedentes, explicações de natureza metafísica ou teológica) e o pragmatismo (para o qual a função do pensamento é a de produzir hábitos de ação); tem por método a investigação empírica (consideração da relevância da experiência espontânea), obrigando à pesquisa; enfim, seu objeto de estudo pode dizer respeito às incontáveis trocas sociais que têm lugar nas sociedades organizadas.

3 -Modelo de Harold D. Lasswell
(1902-1978) – Professor da Universidade deYale – EUA.Baseado na Arte Retórica de Aristóteles (384-322 a.C.) – a mais conhecida e citada caracterização do processo de comunicação. “Pelo recurso à arte da palavra artificial”, comunicar significa persuadir. Em tal processo há uma pessoa que fala (quem); pronuncia um discurso, dizendo alguma coisa (o que); esse dirige a alguém que a ouve (a quem). Esse é, portanto, o paradigma clássico. Lasswell observa que a propaganda política e comercial dá contornos dramáticos às situações às quais faça referência, induzindo uma catarse ou precipitando uma crise. Assim, pretende determinar a “estrutura e a função da comunicação na sociedade”

Conclusões de Lasswell
A mídia afeta o público pelos conteúdos que dissemina; Os efeitos produzidos equivalem a reações manifestas do público;Essas reações compreendem: atenção, compreensão, fruição, avaliação,ação;As reações do publico dependem de identificações projetivas, anseios e expectativas, latentes ou não, dos membros que o compõem;Há clara influência do contexto (social, cultural, ideológico) e de predisposições especiais nas reações manifestas pelo público;Os conteúdos disseminados pela mídia estão inseridos no contexto;Os conteúdos disseminados constituem, portanto, um dos fatores que provocam reações por parte do público.



Texto passado no quadro:

Teorias hipodérmicas

  • ·       Surgiu no período entre guerras, nas décadas de 1920 e 1930, sob o impacto da propaganda desencadeada intensivamente na Primeira Guerra Mundial.
  • ·    A teoria hipodérmica é um modelo de teoria da comunicação, também conhecido como “teoria da bala mágica”;
  • ·       Durante a segunda Guerra Mundial, muitos cientistas foram contratados para estudar a melhor forma de uso dos meios de comunicação de massa, pois estes tiveram papel crucial no momento de dominar o pensamento;
  • ·    Para contrapor a teoria hipodérmica, Harold D. Lassewll deu inicio a “análise de conteúdo” afirmando que toda mensagem produz em cada individuo sensações diferentes;
  • ·    Lasswell propôs um modelo para o processo comunicativo constituído de quatro questões:


1.       Quem? (emissão)
2.       Diz o que? (conteúdo)
3.       Através de que canal (mídia)
4.       Com que efeito (recepção)
  • ·    Um dos pressupostos do esquema de Lasswell é que: situação, cultura, história e outros fatores externos NÃO influenciam a recepção das mensagens.