Texto COMPILADO do livro Teorias da Comunicação o pensamento e a prática da comunicação social - Ilana Polistchuk, Aluizio Ramos Trinta - CAP.4
Profª Nila
1 - Paradigma
Funcionalista-pragmático
No período compreendido entre 1900 e final da década de 1930
=convicção de que os seres humanos obedeciam a “automatismos comportamentais”.
Acentuou-se o sentimento de que os “meios de comunicação” possuíam um poder
incontrastável, absoluto. Sente-se que a sociedade não se constituía mais por
relações pessoais (intimidade,solidariedade comunitária), adquire-se uma nova
conformação definida por relações impessoais, anônimas, portadoras de
solidariedade por conveniência(mecanicamente oferecida).
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO. = As “cidades
grandes”,densamente povoadas, passavam a formar o cerne de uma mass society
(sociedade de massa)
em que se anulavam as diferenças individuais. A
mídia(jornais, cinema, rádio) foi tida como único meio apto de comunicar algo
àquela massa de indivíduos isolados (mass media), era uniforme, direto,
indiscreto e agia indiscriminadamente, a todos igualmente afetava. MODELO DA
AGULHAHIPODÉRMICA = punha extrema vantagem a fonte EMISSORA, relegando ao RECEPTADOR
a condição de integral passividade.
2 - Funcionalismo
sociológico
Parte do princípio segundo o qual todo elemento que componha
o que é social, é solidário aos demais, não podendo ser compreendido fora da totalidade
que ele institui e que constituiu como parte.Ordem social é concebida como um
todo assegurado pela integração mútua de suas partes. (procedimento científico
do domínio da sociologia).Funcionalismo analisa os mecanismos de integração.O
paradigma funcionalista-pragmático surgiu nos EUA (décadas de 1940 a
1960aproximadamente); por solo filosófico, tem o positivismo (o rigor
científico exclui,por improcedentes, explicações de natureza metafísica ou
teológica) e o pragmatismo (para o qual a função do pensamento é a de produzir
hábitos de ação); tem por método a investigação empírica (consideração da
relevância da experiência espontânea), obrigando à pesquisa; enfim, seu objeto
de estudo pode dizer respeito às incontáveis trocas sociais que têm lugar nas
sociedades organizadas.
3 -Modelo de Harold
D. Lasswell
(1902-1978) – Professor da Universidade deYale – EUA.Baseado
na Arte Retórica de Aristóteles (384-322 a.C.) – a mais conhecida e citada
caracterização do processo de comunicação. “Pelo recurso à arte da palavra
artificial”, comunicar significa persuadir. Em tal processo há uma pessoa que
fala (quem); pronuncia um discurso, dizendo alguma coisa (o que); esse dirige a
alguém que a ouve (a quem). Esse é, portanto, o paradigma clássico. Lasswell
observa que a propaganda política e comercial dá contornos dramáticos às
situações às quais faça referência, induzindo uma catarse ou precipitando uma
crise. Assim, pretende determinar a “estrutura e a função da comunicação na
sociedade”
Conclusões de
Lasswell
A mídia afeta o público pelos conteúdos que dissemina; Os
efeitos produzidos equivalem a reações manifestas do público;Essas reações compreendem:
atenção, compreensão, fruição, avaliação,ação;As reações do publico dependem de
identificações projetivas, anseios e expectativas, latentes ou não, dos membros
que o compõem;Há clara influência do contexto (social, cultural, ideológico) e
de predisposições especiais nas reações manifestas pelo público;Os conteúdos
disseminados pela mídia estão inseridos no contexto;Os conteúdos disseminados
constituem, portanto, um dos fatores que provocam reações por parte do público.
Texto passado no quadro:
Teorias hipodérmicas
- · Surgiu no período entre guerras, nas décadas de 1920 e 1930, sob o impacto da propaganda desencadeada intensivamente na Primeira Guerra Mundial.
- · A teoria hipodérmica é um modelo de teoria da comunicação, também conhecido como “teoria da bala mágica”;
- · Durante a segunda Guerra Mundial, muitos cientistas foram contratados para estudar a melhor forma de uso dos meios de comunicação de massa, pois estes tiveram papel crucial no momento de dominar o pensamento;
- · Para contrapor a teoria hipodérmica, Harold D. Lassewll deu inicio a “análise de conteúdo” afirmando que toda mensagem produz em cada individuo sensações diferentes;
- · Lasswell propôs um modelo para o processo comunicativo constituído de quatro questões:
1.
Quem? (emissão)
2.
Diz o que? (conteúdo)
3.
Através de que canal (mídia)
4.
Com que efeito (recepção)
- · Um dos pressupostos do esquema de Lasswell é que: situação, cultura, história e outros fatores externos NÃO influenciam a recepção das mensagens.